Como Profissionais De Gestão Estão Escassos E Qual O Impacto Disso Para Sua Empresa

Com um mercado tão competitivo, é natural que as necessidades de gestão das empresas se tornem cada vez mais intensas e destacáveis. Ao mesmo tempo, há um fator limitante: a falta de profissionais de gestão.

Já que um número crescente de empreendimentos se dá conta da necessidade de procurar esses colaboradores, a escassez é um resultado natural. O problema é que isso pode trazer grandes dificuldades para seu empreendimento. Portanto, o melhor é compreender o tema e saber como lidar com a questão.

Para te ajudar nesse sentido, continue lendo e veja os principais motivos dessa questão e como contorná-la.

Afinal, Por Que Os Profissionais De Gestão Estão Escassos?

Tornar-se um profissional de gestão exige muito mais do que um diploma ou uma formação em uma instituição prestigiada. Na verdade, a formação “padronizada” é a que tem menor importância, diante de um quadro em que a prática é a questão mais importante.

O problema é que, ainda, os colaboradores brasileiros tendem a se focar muito em conseguir um diploma e pouco em garantir especialização, vivência e aprendizado contínuo.

Eventualmente, isso gera gestores altamente despreparados para as situações, já que os conhecimentos teóricos, por si só, não serão suficientes para garantir os efeitos realmente desejados.

Além disso, muitas pessoas estudam e se especializam pensando em um cargo ou em uma atuação momentânea. A falta de visão global sobre a própria carreira, portanto, é outra vilã para a formação de profissionais de gestão.

Como Isso Pode Afetar O Seu Empreendimento?

O fato é que qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno, preciso de um gerenciamento preparado. É isso que garante o melhor aproveitamento de oportunidades, além de favorecer o desvio dos desafios e ameaças.

Naturalmente, se faltam profissionais desse tipo, a empresa sofre em níveis profundos. Há, por exemplo, maior dificuldade em encontrar um gestor alinhado e preparado para lidar com o mercado e com os desafios que o negócio impõe.

Como resultado, aumentam os custos de contratação e o tempo necessário para ocupar a vaga. Enquanto isso, a empresa perde oportunidades e se torna suscetível.

Além disso, após encontrar um bom colaborador passa a haver grande dependência dele, devido à baixa demanda para futuras contratações.

Todas essas questões ajudam a “travar” o desenvolvimento corporativo, impedindo que a organização atinja todos os resultados que poderia conquistar com um gerenciamento mais profissional.

O Que Fazer Para Driblar Essa Dificuldade?

Para solucionar a questão de maneira definitiva, será preciso pensar em medidas em longo prazo. As universidades precisam se focar em formar colaboradores mais preparados para a parte prática e o ensino de base precisa melhorar a sua qualidade.

Tudo isso leva tempo e, certamente, a sua empresa não pode esperar pela mudança de panorama. Felizmente, há formas de contornar essa questão.

O estímulo à educação continuada é um bom exemplo de ação a ser empregada. Ao fazer isso, é possível preparar os profissionais de gestão antes mesmo que eles ocupem os cargos.

Para tanto, o ideal é recorrer a treinamentos práticos, de fácil aplicação e que estejam adequados ao contexto da empresa.

Também vale a pena pensar em criar gestores internamente. Em vez de buscar a contratação externa, oferecer as condições de desenvolvimento, motivação e engajamento cria funcionários totalmente alinhados à proposta da empresa.

A escassez de profissionais de gestão é uma realidade perigosa para o seu empreendimento. Porém, é possível contornar o problema, principalmente com a busca de uma capacitação contínua e voltada para a parte prática.

O que você pensa sobre essa questão? Deixe seus comentários e participe!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Categorias

Receba novidades dos cursos no seu e-mail

Recebemos seu contato. Em breve entraremos em contato para mais detalhes sobre o curso.